Abordagens de Pesquisa

Abordagens de Pesquisa:

1.   Gestão e Políticas Públicas Territoriais

Foco: Esta abordagem enfatiza pesquisas sobre planejamento e governança urbana, enfocando os arranjos institucionais e as práticas de articulação e participação de atores sociopolíticos na elaboração, implementação e monitoramento em diferentes áreas de políticas públicas urbanas.

Objetivos: Compreender a transformação das práticas de atuação da administração pública e da sociedade civil, enfatizando o uso de instrumentos de planejamento, de sistemas e tecnologias da informação e comunicação e de gestão em diferentes escalas: comunitária, municipal, intermunicipal, metropolitana, estadual e em redes nacionais e internacionais.

2.   Políticas, Planos e Programas Habitacionais

Foco: Esta abordagem compreende pesquisas relativas à política, planos e programas de produção e provisão habitacional e práticas habitacionais informais, à legislação urbanística, aos modelos de financiamento habitacional, bem como ao papel da indústria e das cooperativas na produção habitacional, enfocando os arranjos institucionais e o papel dos movimentos de luta por moradia.

Objetivos: Compreender a da política habitacional, procurando verificar os conflitos, a atuação dos diferentes atores sociais e as formas de gestão compartilhada, enfocando as inter-relações do Estado com o Mercado e Movimentos Organizados da Sociedade Civil, considerando suas evoluções históricas e seus papéis na governança urbana.

3.   Espaço Fundiário

Foco: Esta abordagem se concentra em pesquisas relativas às políticas e práticas fundiárias, à segurança da posse, à regularização fundiária e urbanística, bem como os conflitos fundiários.

Objetivos: Compreender as políticas fundiárias e as formas de acesso à terra urbana nos âmbitos municipais, estadual e federal, compreendendo os diferentes atores sociais envolvidos no processo de aquisição da terra.



4.   Mobilidade e Urbanidade

Foco: Esta abordagem se concentra em pesquisas relativas às políticas e práticas da mobilidade urbana, os planos e legislações específicas.

Objetivos: Compreender as políticas e as práticas da mobilidade, os atores sociais envolvidos, delineando os patamares por uma melhor urbanidade.

5.   Cidades Médias e Pequenas - Cidades de Fronteiras

Foco: Esta abordagem destaca pesquisas relativas à gestão e planejamento de cidades médias e pequenas, bem como de cidades de fronteiras, destacando o papel destas cidades e suas redes, bem como os arranjos institucionais e as políticas empreendidas.

Objetivos: Compreender as políticas empreendidas nas cidades médias e pequenas, bem como de cidades de fronteiras, suas bases e preceitos, bem como suas inter-relações com as políticas em outros níveis de governo.