Pesquisas em Foco

PESQUISAS EM DESENVOLVIMENTO:

Planos Municipais de Habitação no Estado de São Paulo: abordagem institucional da política fundiária e sua compatibilidade com a Política Nacional de Habitação

Foco: Este projeto tem como objetivo à realização de uma prosectiva sobre a ação fundiária em municípios paulistas, verificando sua campatibilização com a Política Nacional de Habitação.

PESQUISAS CONCLUÍDAS:

Recuperação de Mais Valias Urbanas por meio de Contribuição de Melhoria – o caso do Paraná – Brasil entre os anos 2000 e 2010

Foco: Este projeto faz uma analise da metodologia, do processo de implementação e dos resultados da utilização do instrumento Contribuição de Melhoria nos municípios do Estado do Paraná, na última década.

Este projeto é desenvolvido por um grupo de pesquisadores: Gislene Pereira, Gisela Leonelli, Alexandre Pedroso, Arthur Coelho e Cíntia Fernandes.

Planos Municipais de Habitação de Interesse Social no Paraná e Santa Catarina: estratégias de ação e formas de ação coletiva

Foco: Este projeto investiga os Planos Habitacionais de Interesse Social no Estado do Paraná e Santa Catarina, após 2008, no que diz respeito às principais estratégias de ações e formas de ações coletivas desenvolvidas, bem como a identificação e análise de princípios e de diretrizes das Políticas Municipais de Habitação.

Este projeto consta com o apoio de alunos de graduação do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, por meio dos programas de PIBIC e PIBIC-Junior: Maria Roberta Araújo, Felipe Banali e Leonardo Busato.
Produção Habitacional da COHAB-CT e COHAPAR na Região Metropolitana de Curitiba

Foco: Este trabalho refere-se à investigação da produção habitacional de interesse social da Companhia de Habitação de Curitiba bem como da Companhia Paranaense de Habitação na Região Metropolitana de Curitiba.
Este projeto consta com o apoio de alunos de graduação do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, por meio dos programas de PIBIC: Guilherme Parasium, Roberta Pizza da Silva, Marcela Yokota e Vinicius Pons.

Formas de ações coletivas em Curitiba: os agentes sociais do campo movimentalista

Foco: A pesquisa em questão se analisou as formas de ações coletivas dos agentes sociais do campo movimentalista em Curitiba. Objetivos que estruturaram a pesquisa: a identificação dos agentes sociais que compõem o campo movimentalista; a identificação e analise das ações coletivas destes agentes sociais; a compreensão que as ações coletivas apresentam uma regulação multidimencional, isto é, uma estrutura de interação articulada em várias áreas e por múltiplos atores; assim como a verificação de uma institucionalização da participação e da estruturação de novas formas de ações coletivas em Curitiba.

Este projeto constou com o apoio de alunos de graduação do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, por meio dos programas de PIBIC: Roberta Pizza da Silva.

Plano Diretor Participativo de Santa Rita do Sapucaí - MG

Foco: A pesquisa em questão teve como ponto de partida o relatório "Gestão Urbana e Municipal Prefeitura Municipal de Santa Rita do Sapucaí - Fase B" e se propunha a instrumentalizar a prefeitura, apoiando-a na elaboração de seu Plano Diretor.
Este projeto foi desenvolvido junto ao NEPA da Universidade Federal e Itajubá, tendo como coordenador o Prof. Dr. Francisco Antonio Dupas.

Preço nas desapropriações de terra: limitações às políticas públicas

Foco: A pesquisa em questão analisou os elevados preços de desapropriação, pagos em diferentes políticas públicas: vias públicas, habitação e meio ambiente.

Este projeto foi desenvolvido junto ao LABHAB – Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Este projeto constou com o apoio de alunos de graduação do Curso de Arquitetura e Urbanismo: Paulo Emilio Buarque de Holanda.

Aquisição de terras para habitação de interesse social

Foco: A pesquisa em questão analisou a aquisição de terras para habitação de interesse social, questões teóricas, jurídicas e sociais sobre os processos de desapropriação, compra e negociação de terrenos urbanos.

Este projeto foi desenvolvido junto ao LABHAB – Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Este projeto constou com o apoio de alunos de graduação do Curso de Arquitetura e Urbanismo: Paulo Emilio Buarque de Holanda.

Arrimage du développement local

Foco: A pesquisa em questão analisou as escala meso de desenvolvimento local no Canadá.

Este projeto foi desenvolvido junto ao Programa de Estudos Urbanos da Université du Québec à Montréal, tendo como coordenador o Prof. Dr. Richard Morin.