Sociedade Urbana Brasileira, urbanizada: verdadeiro ou falso?
No dia mundial da água, devemos nos questionar sobre as condições de nossa sociedade urbana e suas condições de urbanização.
Estamos muito longe para falar de uma sociedade urbana brasileira urbanizada. Esta é a nossa realidade hoje, 2011. Pautam cada vez mais que estamos vivendo numa sociedade de rede, mas como isso ocorre se ainda estamos numa sociedade nada urbanizada se verificarmos os dados do IGBE, de 2010, com relação as questão de saneamento básico?
Na média, somente 62,6% dos domicílios urbanos brasileiros têm acesso a rede de água, esgoto e a coleta de lixo. Focando as regiões brasileiras, a desigualdade é grande assim como entre as classes sociais. Quanto menor o rendimento familiar, mais precário é a situação em termos de acesso a saneamento básico. Na região Sudeste, os domicílios apresentam a melhor situação do país: o índice nesta região é de 85,1%, bem acima da média geral. Em oposição, temos a região Norte, onde apenas 13,7% do total dos domicílios tem acesso aos serviços simultâneos de saneamento – baixando para 10% nos domicílios mais pobres. As regiões Sul e Centro-Oeste e Nordeste apresentaram índices de 62%, de 40,7% e de 37%, respectivamente, de acesso simultâneo aos três serviços de saneamento.
Como reverter essa situação, em especial à prestação de serviços essenciais aos setores mais vulneráveis da sociedade? Somente enfrentando esta situação poderemos nos situar em qual sociedade urbana vivemos.
por Tomás Moreira