22 março, 2011

“Futuros imaginários”: ano novo Facebook

Curitiba comemora ano novo depois do Carnaval. É onda? É imaginação? Não, é facebook. Um aglomerado de pessoas fez parte de uma das maiores mobilizações espontâneas, já vista na cidade de Curitiba.

The Facebook Effect, segundo o jornalista norte-americano David Kirkpatrick, conseguiu algo histórico na cidade, ao reunir aproximadamente 9 mil pessoas para comemorar, na Praça da Espanha, o reveillon fora de época. O evento foi um sucesso, inédito no tocante de mobilização pela internet, nesta sexta-feira, dia 18 de março.

Presenciamos: facebook deu aos usuários controle suficiente sobre suas informações. Seus impactos são imprevisíveis, ninguém controla sua dimensão, mas todos sabem a força e a capacidade de comunicação e mobilização.

Estamos vivendo um processo da “sociedade urbana” em que todo mundo produz muito mais informações coletivas e sobre si mesmos, onde a maioria das pessoas não se sente mais desconfortável em compartilhar parte dessas informações.

Sim! Nós estamos compartilhando muito mais informações e construindo novas formas e contextos de relações sociais, que interferem nas estruturas da nossa sociedade urbana.

A funcionalidade da comunicação em rede marcou seu fato na cidade, esperem pelas próximas investidas!!!!

                               por Tomás Moreira